27 de dezembro de 2012

Fome Emocional

Deparei-me com este termo numa revista feminina. Então parece que fome emocional é quando comemos sem ter fome. Estamos a dar de comer aos nossos sentimentos. Feliz, triste, em stress ou simplesmente aborrecida a solução é sempre comer qualquer coisa. Pelos artigos que andei a ler, parece que as mulheres preferem mais gelados, chocolates e bolachas mas a comida escolhida também depende do sentimento. Revi-me neste conceito.

Parece que quando a fome é emocional, o cérebro pede um alimento específico e não se satisfaz com qualquer comida, ao contrário da fome física. Dai a vontade de chocolates ou de comida calórica. Surpreendo-me sempre com estas complicações do nosso cérebro, com estes substitutos que criamos quando não conseguimos lidar com as nossas emoções, com as ligações que criamos desde pequenos entre sentimentos e comida como solução. Somos uma espécie mesmo complicadinha! :) E quanto mais vemos o corpo a deformar-se com a nossa dieta emocional, menos conseguimos lidar com esses sentimentos e mais fome emocional temos. E como é que saimos daqui?

Andei a pesquisar na net pelo termo e encontrei alguns artigos interessantes que aconselho a quem se interesse pelo tema. Este explica o conceito de fome emocional e no fim tem algumas dicas para minimizar a situação http://www.webmd.com/diet/features/emotional-eating-feeding-your-feelings
No final do artigo encontram links para outros artigos sobre o tema também muito bons. Gosto de ler estes artigos porque fico assim como que consciencializada para o assunto e de certa maneira ajudam-me a evitar maiores devaneios alimentares. A próxima vez que me apetecer comer M&Ms até cair para o lado, já sei que me vou lembrar das dicas para parar que estão nestes artigos.

Ora ai está uma boa resolução de ano novo: acabar com a fome emocional, ocupando o cérebro com actividades bem mais interessantes.    

Sem comentários:

Enviar um comentário